quarta-feira, 30 de maio de 2012

O projeto.

O projeto, liderado por Thomas Widemann (do Observatoire de Paris/Meudon) e Paolo Tanga (do Observatoire de la Cote d'Azur), tem por objetivo observar a Aureola de Venus. O fenomeno, ja observado no transito de 2004, consiste na refração da luz solar pela atmosfera superior de Venus. Isto é, a luz do Sol é desviada ao atravessar a atmosfera de Venus, nos permitindo ver o disco do planeta antes mesmo que ele entre na frente do Sol. Medindo a maneira e quantidade de luz desviada, permite que determinemos parametros como temperatura, composição e densidade. A idéia então é observar este fenomeno, de diversos lugares do mundo, para otimizar as chances de observação e com filtros diferentes, para estudar a composição. Para entender por que filtros diferentes é simples. Quando o Sol se põem aqui na Terra, o céu fica avermelhado, isto depende da composição e quantidade de poeira na atmosfera, então se observarmos com varios filtros, sabemos se o ceu de Venus esta mais vermelho ou azulado, o que nos permitirá saber que tipo e tamanho de poeira encontramos na atmosfera de Venus.
Ta, agora você me pergunta porque precisamos saber disso... Primeiro para conhecermos melhor o planeta quase gêmeo à Terra, mas que evoluiu de forma tão diferente (será que isto pode acontecer conosco?). Segundo porque temos descoberto muitos planetas extrasolares pela técnica de transito, e quando chegarem os grandes telescópios que nos permitirão estudar suas atmosferas, precisamos estar preparados e nada melhor do que usar um planeta bem conhecido como Vênus para nos servir de modelo.

terça-feira, 29 de maio de 2012

(Introducao) Observando o Transito de Venus

Ola pessoal, estou participando de um projeto incrivel! Vou observar o Transito de Vênus na Australia!! https://venustex.oca.eu
Ja estou à caminho e pretendo colocar aqui detalhes do projeto e da viagem é claro.
Vou para Mount Isa, quase no meio da Australia. É um dos melhores lugares para observar o Transito, pois terei o evento completo (entrada e saida de Venus na frente do Sol) e estatisticamente é onde há a melhor chance de ter tempo bom. Trago comigo um telescopio especialmente projetado para esta observação (mais detalhes num outro post). Vou também à Hobart/Tasmania para observar uma ocultação de uma estrela por Plutão. Vou passar rapidamente por varias cidades, então, esperem por fotos da Australia!!
No momento, estou em Singapura, depois de 12:40 de voo à partir de Paris, e agora pego mais 7h de voo para Brisbane.  Até breve.